FORMAÇÕES EM GEOMETRIA SAGRADA

NOVIDADE:

Formação Online em Geometria Sagrada

Vamos dar novamente início, em Março de 2024, à tão requisitada Formação Online em Geometria Sagrada:

A Formação Online em Geometria Sagrada comporta dois anos de estudo.

O primeiro ano de Formação é dedicado ao trabalho geométrico “Ad Quadratum” ou seja, feito a partir do Quadrado. A matéria de estudo deste primeiro ano desenvolve-se em torno da Matriz Quadrada e dos seus desenvolvimentos. Faz-se também o estudo das Grelhas Quadradas. É um ano intenso, de muito trabalho de traçados geométricos geralmente um ano de grande impacto na transformação pessoal dos alunos.

O segundo ano de Formação é dedicado ao trabalho geométrico do “Ad Triangulum” e do “Ad Circulum”, ou seja, dos traçados feitos a partir do Triângulo Equilátero e do Círculo. A matéria de estudo deste segundo ano desenvolve-se em torno da Matriz Triangular e dos seus desenvolvimentos e do estudo das Flores Cósmicas. É geralmente um ano de consolidação e integração da Geometria na vida dos alunos.

Objectivos:

Pretende-se com esta Formação Online em Geometria Sagrada:

- Transmitir aos alunos os princípios e conceitos básicos, práticos e filosóficos, da tradição da Geometria Operativa dos Construtores de Catedrais medievais.

- Transmitir aos alunos os conhecimentos de base em Geometria Sagrada, para que, no final da Formação, sejam capazes de os poder aplicar de forma prática às suas próprias vidas e às suas actividades profissionais.

Será atribuído um Certificado de Participação a quem completar integralmente e com aproveitamento os 24 meses desta Formação Online em Geometria Sagrada.

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Para mais informações contacte-nos através do email: info@geometriasagrada.pt.


“Não foi para teu benefício que o Cosmos foi criado, mas tu foste criado para benefício do Cosmos.”
— Jamblico

Programa da Formação Presencial:

O programa da Formação Geral em Geometria Sagrada (Formato Presencial) está consolidado em cinco etapas, ao mesmo tempo teóricas e práticas, que comportam trabalhos aprofundados de interior e de exterior. Apesar de ser em grupo, a Formação é adaptada e moldada a cada turma e cada um dos alunos recebe muita atenção e informação personalizada.

O Primeiro Ano (Formação de Base) é dedicado ao trabalho geométrico Ad Quadratum ou seja, feito "a partir do Quadrado". A matéria de estudo desenvolve-se em torno da Matriz Quadrada e dos seus desenvolvimentos. Faz-se também o estudo das Grelhas Quadradas. É um ano intenso, de muito trabalho de traçado geométrico feito no interior, assim como de muitas construções, feitas no campo e na praia. É geralmente um ano de grande impacto na transformação pessoal dos alunos.

O Segundo Ano (Formação Intermédia) é dedicado aos trabalhos geométricos entre o Ad Quadratum e o Ad Triangulum, ou seja, feitos "a partir do Quadrado" e "a partir do Triângulo". A matéria de estudo aprofunda o estudo do Quadrado e dos seus desenvolvimentos, sobretudo na sua aplicação a partir do conhecimento das Orientações. Começa-se o estudo da Matriz Triangular e do trabalho com Triângulos. Os alunos trabalham em vários projectos colectivos, de forma a compreender a aplicação prática da matéria estudada. É um ano também muito intenso, geralmente marcado pela estruturação pessoal.

O Terceiro Ano (Formação Avançada) é dedicado aos trabalhos geométricos entre o Ad Hexagonum e o Ad Circulum, ou seja, feitos "a partir do Hexágono" e "a partir do Círculo". Durante este ano o aluno aprofunda o estudo de toda a matéria aprendida. Os alunos são convidados a executar um projecto pessoal que demonstre a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos. Este é um ano de consolidação pessoal e de aplicação de todo o conhecimento adquirido tanto à vida pessoal como profissional.

As matérias iniciáticas propriamente ditas são transmitidas durante a Iniciação e a Mestria.

Durante a Iniciação, o iniciado aprende a conhecer-se intimamente e recebe os Arcanos simbólicos e esotéricos tradicionais da transmissão Iniciática Europeia. O trabalho é feito à medida de cada um e insiste-se sobretudo na vivência, concreta, pessoal e experiencial, de todas as matérias trabalhadas e aprendidas.

O trabalho da Mestria é dedicado à consolidação do conhecimento de si mesmo e à transmissão da arte do Ensino e da Transmissão dos Arcanos Tradicionais.


As Cinco Etapas da Formação em Geometria Sagrada:

  1. Formação de Base

  2. Formação Intermédia

  3. Formação Avançada

  4. Iniciação

  5. Mestria

Pretende-se com esta Formação à Geometria Sagrada:

  • Transmitir aos alunos os conceitos iniciáticos e filosóficos da Tradição dos antigos Construtores de Catedrais medievais.

  • Transmitir aos alunos os princípios simples e concretos de uma verdadeira iniciação tradicional na área da Geometria Operativa dos antigos Construtores de Catedrais.

  • Transmitir aos alunos os conhecimentos de Geometria Sagrada, para que, no final da formação, os possam aplicar de forma prática às suas próprias vidas e às suas actividades profissionais.

  • Transmitir aos alunos uma compreensão mais aprofundada da Natureza, de modo a que através do seu estudo, da sua observação, da sua contemplação e meditação, e na intuição prática do gesto que se afina, possam integrar a harmonia do Cosmos e pautar por essa Ordem as suas próprias vidas.

  • Que os alunos possuam no final da Formação um sólido conhecimento da Geometria Sagrada, tanto especulativa como operativa.

  • Que os alunos possam desenvolver a sua intuição, e a sua percepção sensorial, a ponto de poderem efectuar detecções sensíveis com qualquer tipo de ferramenta ou apenas com o corpo.

  • Que os alunos possam desenvolver a capacidade de reconhecer a qualidade dos lugares e se sintam capazes de intervir harmónicamente no seu próprio habitat.

  • Que os alunos possam desenvolver cada vez mais uma atitude activa, positiva e responsável para com as suas próprias vidas e que se assumam como seres livres e responsáveis, capazes não só de livre-arbítrio mas também de uma forma mais alargada e aprofundada de consciência e de responsabilidade para com a vida.

  • Que os alunos aprendam a viver, de modo real e concreto, entre as balizas simultâneas do Rigor e da Tolerância… Isto é, rigor para com a aplicação do seu desejo interior de excelência e de aperfeiçoamento, mas tolerância paciente para com as suas próprias falências e para com as fraquezas humanas dos demais.